SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Formação para a ética em pesquisa: um olhar para os programas de pós-graduação em EducaçãoAula, autoria e reconhecimento: implicações para a pesquisa sobre os currículos da escola básica no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FARE, Mónica De la; CARVALHO, Isabel Cristina de Moura  e  PEREIRA, Marcos Villela. Ética e pesquisa em educação: entre a regulação e a potencialidade reflexiva da formação. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.2, pp.192-202. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.27603.

Este artigo apresenta uma pesquisa exploratória que busca contribuir com os debates sobre ética e pesquisa no contexto atual da recente aprovação da Resolução CNS nº 10/2016, normativa regulatória para as Ciências Humanas e Sociais (CHS). Para isso, construiu-se um argumento que aborda a questão da regulação e destaca também aspectos da reflexão ética no ofício de pesquisar e na formação de pesquisadores. A metodologia combinou a análise documental e o levantamento de opiniões de pesquisadores líderes e vice-líderes de grupos de pesquisa em educação da Região Sul através do uso de um questionário web. Os resultados da pesquisa mostram que no grupo dos 53 respondentes predomina o inconformismo com a situação atual da regulação da ética em pesquisa e prevalece a ideia de que esse tema corresponde tanto à regulação como à formação. Em relação aos riscos da pesquisa em educação, as opiniões divergem e é escasso o reconhecimento de dilemas éticos nessa atividade.

Palavras-chave : Ética; Pesquisa/Formação; Regulação; Ciências Humanas e Sociais; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )