SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Ethics and education research: between regulation and the reflexive potential of trainingTexts production with children in early childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Aula, autoria e reconhecimento: implicações para a pesquisa sobre os currículos da escola básica no Brasil. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.2, pp.203-208. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.27026.

Este artigo aborda as relações entre pesquisadores e escola básica, problematizando o reconhecimento da autoria, questão vinculada ao amplo tema da integridade na pesquisa científica. Para isso, introduzem-se, inicialmente, aspectos da pesquisa acadêmica em educação e da escola básica no Brasil, e se apresentam contribuições para pensar a aula em sua dimensão autoral, assim como as implicações disso para as pesquisas sobre currículos. Através deste trabalho, busca-se dar visibilidade às possibilidades de pensar a aula como texto, indicando potencialidades e limites dessa perspectiva. Finalmente, apontam-se alguns dos desafios que se apresentam para os pesquisadores do currículo e para os professores em geral a partir do trabalho com esse ponto de vista.

Keywords : Autoria; Escola Básica; Pesquisa em Educação; Professores; Pesquisadores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )