SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Ética y pesquisa en educación: entre la regulación y la potencialidad reflexiva de la formaciónProducción de textos con niños en la educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Aula, autoria e reconhecimento: implicações para a pesquisa sobre os currículos da escola básica no Brasil. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.2, pp.203-208. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.27026.

Este artigo aborda as relações entre pesquisadores e escola básica, problematizando o reconhecimento da autoria, questão vinculada ao amplo tema da integridade na pesquisa científica. Para isso, introduzem-se, inicialmente, aspectos da pesquisa acadêmica em educação e da escola básica no Brasil, e se apresentam contribuições para pensar a aula em sua dimensão autoral, assim como as implicações disso para as pesquisas sobre currículos. Através deste trabalho, busca-se dar visibilidade às possibilidades de pensar a aula como texto, indicando potencialidades e limites dessa perspectiva. Finalmente, apontam-se alguns dos desafios que se apresentam para os pesquisadores do currículo e para os professores em geral a partir do trabalho com esse ponto de vista.

Palabras clave : Autoria; Escola Básica; Pesquisa em Educação; Professores; Pesquisadores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )