SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Espacio áulico, autoría y reconocimiento: implicaciones para las investigaciones sobre el currículum de la educación básica en BrasilLos factores que predominan en la elección de los Bachilleratos Interdisciplinarios de la Universidad Federal de Bahía/Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes  y  GOES, Margarete Sacht. Produção de textos com crianças na educação infantil. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.2, pp.209-218. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.21812.

Este artigo discute como crianças de 4 anos de idade, matriculadas em uma instituição educativa infantil pública, ao serem incentivadas a escrever, produzem textos, utilizando desenhos e escrita para dialogar com os destinatários imaginários, personagens de uma história infantil. Adota, em termos metodológicos, a abordagem sócio-histórica, em que o diálogo com as crianças é a principal fonte de conhecimento. Para a análise dos dados produzidos, toma por base os pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin, a partir da perspectiva enunciativo-discursiva, cuja concepção de linguagem ajuda a compreender o desenho e a escrita em sua dimensão discursiva. Por defender a importância do destinatário na produção textual e por entender que esta se constitui na interlocução com o outro, analisa produções das crianças para interlocutores imaginários. Conclui que a produção de textos possibilita a enunciação das crianças por meio de diferentes linguagens.

Palabras clave : Educação Infantil; Linguagens; Crianças; Produção de Textos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )