SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Aula, autoria e reconhecimento: implicações para a pesquisa sobre os currículos da escola básica no BrasilOs fatores predominantes na escolha pelos cursos de Bacharelado Interdisciplinar da Universidade Federal da Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes  e  GOES, Margarete Sacht. Produção de textos com crianças na educação infantil. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.2, pp.209-218. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.21812.

Este artigo discute como crianças de 4 anos de idade, matriculadas em uma instituição educativa infantil pública, ao serem incentivadas a escrever, produzem textos, utilizando desenhos e escrita para dialogar com os destinatários imaginários, personagens de uma história infantil. Adota, em termos metodológicos, a abordagem sócio-histórica, em que o diálogo com as crianças é a principal fonte de conhecimento. Para a análise dos dados produzidos, toma por base os pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin, a partir da perspectiva enunciativo-discursiva, cuja concepção de linguagem ajuda a compreender o desenho e a escrita em sua dimensão discursiva. Por defender a importância do destinatário na produção textual e por entender que esta se constitui na interlocução com o outro, analisa produções das crianças para interlocutores imaginários. Conclui que a produção de textos possibilita a enunciação das crianças por meio de diferentes linguagens.

Palavras-chave : Educação Infantil; Linguagens; Crianças; Produção de Textos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )