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Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

AMORIM, Antonio  y  DUQUES, Maria Luiza Ferreira. Formação de educadores de EJA: caminhos inovadores da prática docente. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.2, pp.228-239. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.22483.

Este estudo investigou as necessidades formativas de educadores baianos que atuam na EJA, a fim de desenvolver ações que contribuam para a melhoria dos processos formativos. Pela importância da temática foi preciso dialogar com Freire (1996), Di Pierro (2006), Machado (2000), Moura (2006), Pimenta (1999) e Nóvoa (1992), entre outros. A investigação se pautou na abordagem qualitativa para aprimorar os achados. Pelos resultados encontrados, os educadores revelaram a necessidade relacionada à prática docente, à gestão da escola, de Educação de Jovens e Adultos, ao currículo e à formação continuada, sendo que as necessidades correlatas à formação continuada foram enfatizadas como o maior empecilho para o trabalho na EJA. Faz-se urgente a instituição de políticas públicas voltadas a essa modalidade, pois, apesar das dificuldades, os educadores desejam um processo formativo que garanta o desenvolvimento qualificado das práticas. Conclui-se pela necessidade de se respeitar os educadores que atuam na EJA com a formulação de políticas públicas que valorizem a profissionalização desses educadores.

Palabras clave : Formação de Educadores; Práticas Docentes; Educação de Jovens e Adultos.

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