SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2EJA training of educators: innovative ways of teaching practiceYou play doll, but you are boy: subjects, gender and sexualities in children’s play author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

SANTAROSA, Lucila Maria Costi  and  CONFORTO, Debora. A equidade da formação docente na modalidade a distância. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.2, pp.240-249. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.22943.

Este artigo problematiza os desafios enfrentados por pessoas com deficiência em contextos de formação a distância, com o objetivo de sintonizar essa modalidade de ensino às contemporâneas configurações da escola tecnológica e inclusiva. O Curso de Formação de Professores em Tecnologias Digitais Acessíveis operou como corpus de análise para que o campo de conhecimento da acessibilidade e da usabilidade fosse discutido e explicitado na organização curricular e gerencial desse espaço de formação. Ao aproximar o discurso e a prática da inclusão em processos educacionais para sistemas Web, as estratégias de reconhecimento das especificidades humanas implementadas conduziram ao desenvolvimento de uma plataforma digital acessível. Esse processo e a customização de materiais didáticos e de flexibilização curricular ilustram os resultados que consolidam ações de inclusão essenciais e eletivas no âmbito da educação a distância.

Keywords : Formação Docente; Educação a Distância; Pessoas com Deficiência; Acessibilidade à Web.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )