SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Formação de educadores de EJA: caminhos inovadores da prática docenteVocê brinca de boneca, mas é menino: sujeitos, gêneros e sexualidades em brincadeiras infantis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SANTAROSA, Lucila Maria Costi  e  CONFORTO, Debora. A equidade da formação docente na modalidade a distância. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.2, pp.240-249. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.22943.

Este artigo problematiza os desafios enfrentados por pessoas com deficiência em contextos de formação a distância, com o objetivo de sintonizar essa modalidade de ensino às contemporâneas configurações da escola tecnológica e inclusiva. O Curso de Formação de Professores em Tecnologias Digitais Acessíveis operou como corpus de análise para que o campo de conhecimento da acessibilidade e da usabilidade fosse discutido e explicitado na organização curricular e gerencial desse espaço de formação. Ao aproximar o discurso e a prática da inclusão em processos educacionais para sistemas Web, as estratégias de reconhecimento das especificidades humanas implementadas conduziram ao desenvolvimento de uma plataforma digital acessível. Esse processo e a customização de materiais didáticos e de flexibilização curricular ilustram os resultados que consolidam ações de inclusão essenciais e eletivas no âmbito da educação a distância.

Palavras-chave : Formação Docente; Educação a Distância; Pessoas com Deficiência; Acessibilidade à Web.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )