SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2La equidad de la formación docente na modalidade a distanciaInformes de prácticas de enseñanza: el discurso del sujeto colectivo desvelando sus contribuciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

CARDOSO, Lívia de Rezende  y  NASCIMENTO, Daniela Lima do. Você brinca de boneca, mas é menino: sujeitos, gêneros e sexualidades em brincadeiras infantis. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.2, pp.250-262. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.23571.

Analisou-se como as relações de gênero são estabelecidas em atividades lúdicas de um currículo e seus efeitos na subjetividade de meninos e meninas. A pesquisa foi desenvolvida em escola de município sergipano, durante três meses, em uma turma composta por crianças com 5 anos. No cenário observado, as relações de gênero têm suas bases firmadas na heterossexualidade. A equipe escolar e os(as) próprios(as) alunos(as) carregam consigo concepções de feminino e de masculino bem definidas. Há, também, intensa vigilância da sexualidade das crianças, na busca de estimular a heterossexualidade como norma a ser seguida e, ao mesmo tempo, contê-la. Porém, nem sempre o currículo analisado conseguiu normatizar os sujeitos, e outras possibilidades puderam ser construídas. O mais significativo foi evidenciar como o currículo escolar exerce fortes marcas na constituição de seus sujeitos.

Palabras clave : Gênero; Sexualidade; Educação Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )