SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Usted juega muñeca, pero eres niño: temas, géneros y sexualidades en juegos infantilesComunidad escolar de Mato Grosso do Sul: refleja el trabajo de los profesores varones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

GONCALVES, Lina Maria; PERRIER, Gerlane Romão Fonseca  y  ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Relatos de práticas docentes: o discurso do sujeito coletivo desvelando suas contribuições. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.2, pp.263-274. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.23926.

As sessões de apresentação de relatos de prática já fazem parte da programação dos Seminários Web Currículo, promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Visando a compreender as contribuições das apresentações de tais práticas, sob a perspectiva dos participantes nas sessões de relatos realizadas na quarta edição desse seminário, em setembro de 2015, foi aplicado um questionário de opinião sobre as contribuições dos relatos apresentados. As respostas às questões subjetivas foram tratadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), produzido com o apoio do software Qualiquantisoft; e as ideias-chave foram organizadas em categorias e geraram os DSCs, apresentados e analisados neste artigo; Já as respostas à questão objetiva foram tratadas por meio do software NVivo10. Essas análises revelaram que os relatos contribuíram para ampliar as reflexões docentes e melhorar as práticas com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Palabras clave : Prática Docente; Tecnologia Educacional; Reflexão; Formação Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )