SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Circulação das ideias e internacionalização da Educação Superior: inferências a partir da teoria dos campos de Pierre BourdieuA internacionalização do Educação Superior: algumas reflexões sobre a Rússia e China índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

MOROSINI, Marilia; SOMERS, Patricia; RODRIGUEZ, Arinda  e  RODRIGUEZ, Janet Solis. Internacionalização em universidades dos EUA: história, filosofia, prática e futuro. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.305-314. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.28970.

Como resposta à economia global, as universidades ao redor do mundo vêm incrementando seus esforços para se internacionalizaram. Este artigo tem como foco a internacionalização de universidades dos Estados Unidos discutindo a história, apresentando modelos e exemplos e examinando a presença da internacionalização no campus americano. Concluímos com a discussão sobre as racionalidades, as realidades políticas do novo nacionalismo, as argumentações acadêmicas contra as universidades do ocidente que enfatizam os altos perfis internacionais, as atuais questões políticas que afetam a internacionalização e o futuro do campo. Apesar do foco deste trabalho ser os Estados Unidos, muito dos conceitos e teorias discutidas podem ser aplicados para outros países.

Palavras-chave : Internacionalização da Educação Superior; Modelos de Internacionalização da Educação Superior; Tendências da Internacionalização da Educação Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )