SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3La internacionalización de la Educación Superior: algunas reflexiones sobre Rusia y ChinaPolíticas de internacionalización de la Educación Superior: el contexto brasileño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

AUPETIT, Sylvie Didou. Vincular a internacionalização com as prioridades de desenvolvimento das instituições de Educação Superior: uma urgência imprescindível. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.324-332. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.28975.

Na década passada, os governos e instituições de educação superior (IES) da América Latina e do Caribe intensificaram suas atividades de internacionalização. Seus resultados foram incrementais porem não bastaram para atender os objetivos da agenda de internacionalização definida pela Conferência Regional de Educação Superior (CRES), convocada, em 2008, pela UNESCO. Não se vincularam organicamente com missões centrais para as universidades latino-americanas, tais como a promoção da equidade ou da inovação para fins de desenvolvimento social e produtivo. Nesse artigo, analisaremos os ganhos e os desafios identificados tanto pelo cumprimento dos objetivos da CRES como pela necessidade de reimplantar o processo de internacionalização e desenhar modelos externos, mas eficientes.

Palabras clave : Internacionalização; Educação Superior; América Latina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )