SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Vincular la internacionalización con las prioridades de desarrollo de las instituciones de Educación Superior: una urgencia inaplazable*Internacionalización de la Educación Superior como indicador de las campanas: de qué calidad estamos hablando? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MAUES, Olgaíses Cabral  y  BASTOS, Robson dos Santos. Políticas de internacionalização da Educação Superior: o contexto brasileiro. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.333-342. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.28999.

A internacionalização da educação superior no Brasil vem apresentando um crescimento significativo, sobretudo se considerarmos as duas últimas décadas, nas quais foram estabelecidas no país algumas políticas relativas a esse aspecto. A utilização da internacionalização como uma forma de aumentar a concorrência entre os países e de fomentar a sociedade do conhecimento tem levado alguns governos de diferentes países a instituírem políticas de educação superior que possam atender a essas demandas, o que pode significar a mercantilização do saber. O objetivo deste texto é apresentar a análise de algumas dessas políticas brasileiras de internacionalização que envolvem a mobilidade estudantil e de docentes. No estudo, procura-se identificar os principais vetores dos programas, das ações e das estratégias definidas pelos governos, buscando-se verificar as motivações de sua instituição e o conceito de internacionalização que as perpassa.

Palabras clave : Políticas de Educação; Ensino Superior; Internacionalização da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )