SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Internacionalização da Educação Superior como indicador do Sinaes: de qual qualidade estamos falando?Internacionalização em casa: internacionalização da experiência universitária de funcionários e estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CORTE, Marilene Gabriel Dalla. Um estudo acerca dos contextos emergentes nos cursos de licenciatura no Brasil: em destaque a internacionalização. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.357-367. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.29023.

Este estudo delineia e analisa os principais elementos que configuram contextos emergentes na Educação Superior e, em especial, nos cursos de licenciatura no Brasil. Trata-se de uma pesquisa do estado do conhecimento, realizada na Biblioteca Digital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no período de 2012 a 2016. Os trabalhos analisados apresentam elementos que caracterizam o que tem se configurado emergente na perspectiva da expansão e diversificação, da interlocução educação básica e superior, da diversidade e, em especial, da internacionalização entendida como desafio aos cursos de licenciatura. Nas produções científicas a terminologia “contextos emergentes” ainda é pouco discutida, entretanto estão relacionados a elementos que interferem ou decorrem da [re]formulação de políticas educacionais; se descortinam em estratégias e ações de governo e/ou institucionais e estão imbricados ao cenário da formação de professores.

Palavras-chave : Contextos Emergentes; Internacionalização; Cursos de Licenciatura; Educação Superior..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )