SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Un estudio acerca de los contextos emergentes en los cursos de licenciatura en Brasil: en destaque la internacionalizaciónEntre nodrizas, expertos, madres y guarderías: concepciones sobre bebés en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

ROBSON, Sue. Internacionalização em casa: internacionalização da experiência universitária de funcionários e estudantes. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.368-374. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.29012.

A internacionalização tornou-se prioridade estratégica para muitas universidades ao redor do mundo. É comumente considerada uma forma de ampliar a qualidade da Educação Superior, através de parcerias estratégicas, pesquisas colaborativas e iniciativas de ensino, bem como na troca e produção de conhecimento. Em geral, a Internacionalização da Educação Superior se concentra na mobilidade de pessoal e estudantes, de modo a melhorar suas perspectivas internacionais e capacidades interculturais. No entanto, este artigo argumenta que, se as universidades querem ser verdadeiramente “internacionais”, elas devem começar “em casa”. Para tanto, faz-se necessário realizar uma revisão das atuais práticas de Internacionalização, envolvendo educadores, estudantes, desenvolvimento de pessoal, unidades de serviço profissional, e aqueles em posições de liderança, ajudando as instituições de Educação Superior a se orientarem em direção a valores básicos e abordagem ética para Internacionalização.

Palabras clave : Internacionalização; Educação Superior; Experiência Universitária.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )