SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Um estudo acerca dos contextos emergentes nos cursos de licenciatura no Brasil: em destaque a internacionalizaçãoEntre amas de leite, especialistas, mães e creches: concepções sobre bebês no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

ROBSON, Sue. Internacionalização em casa: internacionalização da experiência universitária de funcionários e estudantes. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.368-374. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.29012.

A internacionalização tornou-se prioridade estratégica para muitas universidades ao redor do mundo. É comumente considerada uma forma de ampliar a qualidade da Educação Superior, através de parcerias estratégicas, pesquisas colaborativas e iniciativas de ensino, bem como na troca e produção de conhecimento. Em geral, a Internacionalização da Educação Superior se concentra na mobilidade de pessoal e estudantes, de modo a melhorar suas perspectivas internacionais e capacidades interculturais. No entanto, este artigo argumenta que, se as universidades querem ser verdadeiramente “internacionais”, elas devem começar “em casa”. Para tanto, faz-se necessário realizar uma revisão das atuais práticas de Internacionalização, envolvendo educadores, estudantes, desenvolvimento de pessoal, unidades de serviço profissional, e aqueles em posições de liderança, ajudando as instituições de Educação Superior a se orientarem em direção a valores básicos e abordagem ética para Internacionalização.

Palavras-chave : Internacionalização; Educação Superior; Experiência Universitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )