SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Internacionalização em casa: internacionalização da experiência universitária de funcionários e estudantesDivertida-mente: entrando no cinema pelo Projeto CineIFSC - Pipoca Educultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

DELGADO, Ana Cristina Coll  e  CASTELLI, Carolina Machado. Entre amas de leite, especialistas, mães e creches: concepções sobre bebês no Brasil. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.375-385. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.26831.

Este artigo é um ensaio decorrente de pesquisa teórica a respeito de concepções sobre bebês na realidade brasileira. O principal objetivo é discutir ideias sobre os bebês que têm circulado no Brasil, desde séculos passados, e que ainda têm desdobramentos hoje. O estudo é baseado em autores da História da Infância e dos Estudos da Infância. São discutidas quatro das muitas concepções sobre bebês: o bebê das amas de leite; o bebê dos especialistas; o bebê das mães; e o bebê das creches. A partir disso, são traçadas reflexões acerca da problemática no contexto atual, sendo perceptível que esses conceitos influenciam o panorama contemporâneo, o qual, por sua vez, difere bastante de séculos passados. Perceber outras realidades, identificar as concepções acerca dos bebês e prestar atenção em suas ações são condutas que permitem conhecê-los melhor, lutar por seus direitos e propor práticas que salientem e potencializem suas capacidades.

Palavras-chave : Bebês; História da Infância; Pedagogia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )