SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Entre nodrizas, expertos, madres y guarderías: concepciones sobre bebés en BrasilPlan de acciones articuladas en el contexto del federalismo brasileño: instrumento de colaboración intergubernamental? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

CAMILLO, Eliane Juraski  y  VIELLA, Maria dos Anjos Lopes. Divertida-mente: entrando no cinema pelo Projeto CineIFSC - Pipoca Educultural. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.386-395. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.26159.

Este trabalho resultou do Projeto CineIFSC - Pipoca Educultural, que teve como objetivo potencializar a interpretação de textos e de mundos, via utilização do cinema com os alunos dos cursos técnicos em Fabricação Mecânica e Agroindústria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Xanxerê, no ano letivo de 2015. Assim, foi elaborado e colocado em prática o referido projeto, utilizando-se, para a coleta de dados, questionários aplicados aos alunos e professores antes da sua execução e registros dos debates realizados após a exibição dos filmes. Para fundamentar a análise, estabeleceu-se o diálogo com Catelli (2005), Duarte (2002), Napolitano (2013) e Roure (2011), entre outros. Os dados enfatizam um conjunto de habilidades e atitudes conquistadas pelos sujeitos que participaram do processo e apontam caminhos para um frutífero diálogo entre cinema e educação.

Palabras clave : Leitura e Interpretação; Cinema; Prática Pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )