SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Entre amas de leite, especialistas, mães e creches: concepções sobre bebês no BrasilO plano de ações articuladas no contexto do federalismo brasileiro: instrumento de colaboração intergovernamental? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CAMILLO, Eliane Juraski  e  VIELLA, Maria dos Anjos Lopes. Divertida-mente: entrando no cinema pelo Projeto CineIFSC - Pipoca Educultural. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.386-395. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.26159.

Este trabalho resultou do Projeto CineIFSC - Pipoca Educultural, que teve como objetivo potencializar a interpretação de textos e de mundos, via utilização do cinema com os alunos dos cursos técnicos em Fabricação Mecânica e Agroindústria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Xanxerê, no ano letivo de 2015. Assim, foi elaborado e colocado em prática o referido projeto, utilizando-se, para a coleta de dados, questionários aplicados aos alunos e professores antes da sua execução e registros dos debates realizados após a exibição dos filmes. Para fundamentar a análise, estabeleceu-se o diálogo com Catelli (2005), Duarte (2002), Napolitano (2013) e Roure (2011), entre outros. Os dados enfatizam um conjunto de habilidades e atitudes conquistadas pelos sujeitos que participaram do processo e apontam caminhos para um frutífero diálogo entre cinema e educação.

Palavras-chave : Leitura e Interpretação; Cinema; Prática Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )