SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Impermeability of “policies” for children: for a necessary resemantization of lawReading and writing conceptions in children of preschool education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

JESUS, Adriana Regina de  and  OLIVEIRA, Claudia Chueire de. Borboletas no aquário: reflexões acerca da formação docente*. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.413-421. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.26767.

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada entre os anos de 2013 e 2016 que investigou as percepções de discentes de cursos de licenciatura de uma universidade pública estadual a respeito da docência. A investigação teve como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa e, como parâmetro para exame das manifestações dos colaboradores, os pressupostos da análise do discurso de Putnam e Fairhust (2001) e os estudos relativos ao universo das representações sociais sob a ótica de Moscovici (2010). Ao término do estudo, constatou-se a necessidade de os cursos de licenciatura possibilitarem aos alunos e ao corpo docente, por meio da matriz curricular e das aulas dadas, uma reflexão crítica a respeito das especificidades da profissão docente e do conjunto de características que compõem a identidade profissional.

Keywords : Curso de Licenciatura; Docência; Identidade Profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )