SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Mariposas en el acuario: reflexiones sobre la formación docenteLa mirada profesional de profesores principiantes: posibilidades de implantación de políticas públicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

CARDOSO, Ana Marta  y  BALCA, Ângela. Conceções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.422-430. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.25489.

Neste estudo, centrámo-nos nas conceções das crianças, sobre a leitura e a escrita, em idade pré-escolar. Os objetivos que presidiram a este estudo foram investigar as conceções que as crianças tinham sobre a funcionalidade e utilidade da leitura e da escrita e identificar que conhecimentos revelavam as crianças sobre diferentes suportes de leitura e escrita. Utilizámos o paradigma metodológico da investigação-ação e a recolha de dados foi feita numa sala de educação pré-escolar, junto de crianças com 5/6 anos. Para esta recolha de dados utilizámos como instrumentos a entrevista semiestruturada e um conjunto de portadores de texto de uso corrente. As conclusões apontaram para a par dos conhecimentos sobre a funcionalidade da leitura, todas as crianças evidenciaram possuir conhecimentos sobre diferentes suportes de escrita; e para a influência das práticas/contacto com a leitura e a escrita e materiais impressos no nível de elaboração das conceções das crianças, no que diz respeito à leitura e à escrita.

Palabras clave : Leitura; Escrita; Educação Pré-Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )