SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Borboletas no aquário: reflexões acerca da formação docente*A inserção profissional sob o olhar dos professores iniciantes: possibilidades de implantação de políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CARDOSO, Ana Marta  e  BALCA, Ângela. Conceções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.422-430. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.25489.

Neste estudo, centrámo-nos nas conceções das crianças, sobre a leitura e a escrita, em idade pré-escolar. Os objetivos que presidiram a este estudo foram investigar as conceções que as crianças tinham sobre a funcionalidade e utilidade da leitura e da escrita e identificar que conhecimentos revelavam as crianças sobre diferentes suportes de leitura e escrita. Utilizámos o paradigma metodológico da investigação-ação e a recolha de dados foi feita numa sala de educação pré-escolar, junto de crianças com 5/6 anos. Para esta recolha de dados utilizámos como instrumentos a entrevista semiestruturada e um conjunto de portadores de texto de uso corrente. As conclusões apontaram para a par dos conhecimentos sobre a funcionalidade da leitura, todas as crianças evidenciaram possuir conhecimentos sobre diferentes suportes de escrita; e para a influência das práticas/contacto com a leitura e a escrita e materiais impressos no nível de elaboração das conceções das crianças, no que diz respeito à leitura e à escrita.

Palavras-chave : Leitura; Escrita; Educação Pré-Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )