SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Conceções de leitura e escrita em crianças do pré-escolarO ensino da leitura e escrita e o livro didático na Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FERREIRA, Andreia Dias Pires; CALIL, Ana Maria Gimenes Correa; PINTO, Joseane Amâncio  e  SOUZA, Mariana Aranha de. A inserção profissional sob o olhar dos professores iniciantes: possibilidades de implantação de políticas públicas. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.431-439. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.26148.

O início da carreira é um período complexo, no qual o professor inicia a construção de sua identidade profissional. Esse processo de inserção profissional docente requer muitos cuidados no sentido de suprir e atender às necessidades características dessa etapa. Este estudo, de abordagem quali-quantitativa, procurou compreender como 157 professores iniciantes de Educação Infantil e Ensino Fundamental de uma rede municipal de ensino do interior paulista percebem as ações realizadas nesse processo, bem como suas necessidades durante esse período. Os resultados possibilitaram identificar que as experiências vividas por eles se converteram em sugestões de medidas que podem contribuir para o aprimoramento da prática docente e para a implementação de políticas públicas para a inserção profissional dos docentes iniciantes.

Palavras-chave : Professor Iniciante; Inserção Profissional; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )