SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3The professional insertion under the begginners teachers view: public policies implementation possibilitiesPedagogic contributions in federal institutes: the school supervisor, the educational advisor and the technical-administrative pedagogue author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

BRANDAO, Ana Carolina Perrusi Alves  and  SILVA, Alexsandro da. O ensino da leitura e escrita e o livro didático na Educação Infantil. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.440-449. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.23852.

O presente artigo discute dois temas polêmicos: o ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil e a adoção de livros didáticos nessa etapa da Educação Básica. Para isso, apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre esses dois tópicos, identificando e discutindo diferentes posições assumidas nesse debate. Em um segundo momento, os dois temas são retomados na análise de propostas extraídas do “Meu Livro de Atividades” (Pré II), um dos materiais do Programa Alfa e Beto Pré-Escola dirigido ao ensino de leitura e escrita para crianças de 5 anos. O artigo contribui, portanto, para a tomada de decisões pedagógicas mais informadas no campo da Educação Infantil.

Keywords : Educação Infantil; Livro Didático; Leitura e Escrita.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )