SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3La mirada profesional de profesores principiantes: posibilidades de implantación de políticas públicasContribuciones pedagógicas em institutos federales: el supervisor de la escuela, el orientador y el pedagogo técnico-administrativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

BRANDAO, Ana Carolina Perrusi Alves  y  SILVA, Alexsandro da. O ensino da leitura e escrita e o livro didático na Educação Infantil. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.440-449. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.23852.

O presente artigo discute dois temas polêmicos: o ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil e a adoção de livros didáticos nessa etapa da Educação Básica. Para isso, apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre esses dois tópicos, identificando e discutindo diferentes posições assumidas nesse debate. Em um segundo momento, os dois temas são retomados na análise de propostas extraídas do “Meu Livro de Atividades” (Pré II), um dos materiais do Programa Alfa e Beto Pré-Escola dirigido ao ensino de leitura e escrita para crianças de 5 anos. O artigo contribui, portanto, para a tomada de decisões pedagógicas mais informadas no campo da Educação Infantil.

Palabras clave : Educação Infantil; Livro Didático; Leitura e Escrita.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )