SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3A inserção profissional sob o olhar dos professores iniciantes: possibilidades de implantação de políticas públicasContribuições pedagógicas em institutos federais: o supervisor escolar, o orientador e o pedagogo técnico-administrativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

BRANDAO, Ana Carolina Perrusi Alves  e  SILVA, Alexsandro da. O ensino da leitura e escrita e o livro didático na Educação Infantil. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.440-449. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.23852.

O presente artigo discute dois temas polêmicos: o ensino da leitura e da escrita na Educação Infantil e a adoção de livros didáticos nessa etapa da Educação Básica. Para isso, apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre esses dois tópicos, identificando e discutindo diferentes posições assumidas nesse debate. Em um segundo momento, os dois temas são retomados na análise de propostas extraídas do “Meu Livro de Atividades” (Pré II), um dos materiais do Programa Alfa e Beto Pré-Escola dirigido ao ensino de leitura e escrita para crianças de 5 anos. O artigo contribui, portanto, para a tomada de decisões pedagógicas mais informadas no campo da Educação Infantil.

Palavras-chave : Educação Infantil; Livro Didático; Leitura e Escrita.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )