SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3The teaching of reading and writing and the textbook in Early Childhood EducationAfrican students in Brazilian universities: the challenges of internationalization at home in university daily life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

LORENZET, Deloize  and  ZITKOSKI, Jaime José. Contribuições pedagógicas em institutos federais: o supervisor escolar, o orientador e o pedagogo técnico-administrativo. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.459-468. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.23946.

Este artigo dialoga acerca das atribuições da equipe pedagógica formada por diferentes profissionais, como o supervisor, o orientador e o pedagogo técnico-administrativo em instituições de educação profissional dedicadas à formação do trabalhador, mais especificamente envolvendo o estudo de caso de um instituto federal. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como resultado, destaca-se a relevância destes profissionais licenciados em Pedagogia, em atuações específicas, e a importância desses grupos partilharem seu trabalho em equipe, pois possuem o propósito de assessorar o trabalho docente, e propiciar ao educando ensino e aprendizagem de qualidade, com projetos educacionais adequados ao desenvolvimento social.

Keywords : Supervisor Escolar; Orientador Educacional; Pedagogo Técnico-Administrativo; Equipe Pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )