SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3La enseñanza de la lectura y escritura y el libro de texto en la Educación InfantilEstudiantes africanus en universidades brasileras: los desafios de la internacionalizacion “al reves” en el dia a dia de la Universidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

LORENZET, Deloize  y  ZITKOSKI, Jaime José. Contribuições pedagógicas em institutos federais: o supervisor escolar, o orientador e o pedagogo técnico-administrativo. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.459-468. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.23946.

Este artigo dialoga acerca das atribuições da equipe pedagógica formada por diferentes profissionais, como o supervisor, o orientador e o pedagogo técnico-administrativo em instituições de educação profissional dedicadas à formação do trabalhador, mais especificamente envolvendo o estudo de caso de um instituto federal. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como resultado, destaca-se a relevância destes profissionais licenciados em Pedagogia, em atuações específicas, e a importância desses grupos partilharem seu trabalho em equipe, pois possuem o propósito de assessorar o trabalho docente, e propiciar ao educando ensino e aprendizagem de qualidade, com projetos educacionais adequados ao desenvolvimento social.

Palabras clave : Supervisor Escolar; Orientador Educacional; Pedagogo Técnico-Administrativo; Equipe Pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )