SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3O ensino da leitura e escrita e o livro didático na Educação InfantilEstudantes africanos em universidades brasileiras: os desafios da internacionalização “às avessas” no cotidiano universitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

LORENZET, Deloize  e  ZITKOSKI, Jaime José. Contribuições pedagógicas em institutos federais: o supervisor escolar, o orientador e o pedagogo técnico-administrativo. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.459-468. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.23946.

Este artigo dialoga acerca das atribuições da equipe pedagógica formada por diferentes profissionais, como o supervisor, o orientador e o pedagogo técnico-administrativo em instituições de educação profissional dedicadas à formação do trabalhador, mais especificamente envolvendo o estudo de caso de um instituto federal. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como resultado, destaca-se a relevância destes profissionais licenciados em Pedagogia, em atuações específicas, e a importância desses grupos partilharem seu trabalho em equipe, pois possuem o propósito de assessorar o trabalho docente, e propiciar ao educando ensino e aprendizagem de qualidade, com projetos educacionais adequados ao desenvolvimento social.

Palavras-chave : Supervisor Escolar; Orientador Educacional; Pedagogo Técnico-Administrativo; Equipe Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )