SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Contribuições pedagógicas em institutos federais: o supervisor escolar, o orientador e o pedagogo técnico-administrativoSaberes do aluno e intervenção docente: uma prática de produção textual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CUNHA, Maria Isabel da; VOLPATO, Gildo; ROCHA, Maria Aparecida Marques  e  PINTO, Marialva Moog. Estudantes africanos em universidades brasileiras: os desafios da internacionalização “às avessas” no cotidiano universitário. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.469-480. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.24240.

O objetivo da pesquisa foi compreender o processo de internacionalização da educação superior e os impactos dele advindo a partir da presença de estudantes estrangeiros africanos em duas universidades brasileiras. A abordagem foi qualitativa e foi utilizado o questionário e a entrevista semiestruturada. Dentre os motivos de estudar no Brasil destaca-se o maior reconhecimento do diploma estrangeiro e o diferencial na formação profissional e inclusão no mercado. Como desafios ressaltam a adaptação às variações linguísticas e dificuldades com conteúdo que não possuem base. Pretendem retornar à Angola para ajudar a reconstruir o país. Os gestores revelaram conhecer as estratégias institucionais de internacionalização, destacando a sustentabilidade e a divulgação das ações institucionais como forma de dar maior visibilidade e fortalecer a imagem institucional. Apoiam este processo, recebendo e acolhendo os estudantes estrangeiros.

Palavras-chave : Internacionalização; Educação Superior; Estudantes Africanos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )