SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Estudiantes africanus en universidades brasileras: los desafios de la internacionalizacion “al reves” en el dia a dia de la UniversidadLa dialéctica crítica de Theodor Adorno al fascismo: implicaciones en la formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

KANTHACK, Elianetg Dias; BARBOSA, Gislene Aparecida da Silva  y  SOUZA, Renata Junqueira de. Saberes do aluno e intervenção docente: uma prática de produção textual. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.481-491. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.24606.

O artigo apresenta o processo e os resultados de uma avaliação diagnóstica de escrita aplicada em alunos de 6º ano e também propõe uma sequência didática como intervenção docente. Com base na escrita de um conto, é avaliada a capacidade do estudante de identificar e de materializar os elementos da língua, garantindo a construção de sentido: uso do discurso direto, paragrafação, uso de coesivos, registro das letras maiúsculas e minúsculas, registro das ações, presença dos elementos da narrativa. A análise dos resultados e a proposta das práticas educativas sustentam-se nas pesquisas de Dolz e Schnewly (2004) sobre estratégias metodológicas para ensinar a produção de texto na escola, com base em um gênero textual, de relevância nas práticas cotidianas, destacando o procedimento de sondagem da aprendizagem como eixo e ponto de referência para o planejamento e para a realização de significativas intervenções docentes.

Palabras clave : Aprendizagem da Escrita; Avaliação Diagnóstica; Metodologia do Ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )