SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Estudantes africanos em universidades brasileiras: os desafios da internacionalização “às avessas” no cotidiano universitárioA crítica dialética de Theodor Adorno ao fascismo: implicações no campo formativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

KANTHACK, Elianetg Dias; BARBOSA, Gislene Aparecida da Silva  e  SOUZA, Renata Junqueira de. Saberes do aluno e intervenção docente: uma prática de produção textual. Educação. Porto Alegre [online]. 2017, vol.40, n.3, pp.481-491. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.24606.

O artigo apresenta o processo e os resultados de uma avaliação diagnóstica de escrita aplicada em alunos de 6º ano e também propõe uma sequência didática como intervenção docente. Com base na escrita de um conto, é avaliada a capacidade do estudante de identificar e de materializar os elementos da língua, garantindo a construção de sentido: uso do discurso direto, paragrafação, uso de coesivos, registro das letras maiúsculas e minúsculas, registro das ações, presença dos elementos da narrativa. A análise dos resultados e a proposta das práticas educativas sustentam-se nas pesquisas de Dolz e Schnewly (2004) sobre estratégias metodológicas para ensinar a produção de texto na escola, com base em um gênero textual, de relevância nas práticas cotidianas, destacando o procedimento de sondagem da aprendizagem como eixo e ponto de referência para o planejamento e para a realização de significativas intervenções docentes.

Palavras-chave : Aprendizagem da Escrita; Avaliação Diagnóstica; Metodologia do Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )