SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Docência na Educação Superior: a professoralidade em construçãoO dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SANCHO-GIL, Juana M.. Inovação e ensino. Da “moda” de inovar à transformação da prática de ensino. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.12-20. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29523.

O mundo é constituído por um conjunto de mudanças permanentes, e o campo da educação não é uma exceção. Este artigo começa por situar as (in)constantes mudanças, suas derivações e paradoxos, e continua com uma breve nota sobre a evolução das ideias educacionais, para elevar os desafios que o imperativo da inovação no momento presente supõe. A partir daí, argumenta-se que ir além da inovação como “moda” exige uma transformação profunda da prática, para a qual é necessário levar em consideração cinco elementos-chave: quem são professores e alunos, como aprendem e quais são suas necessidades; que tipo de conhecimento é considerado importante ensinar para que os alunos o percebam como pessoalmente e socialmente valioso; quais tecnologias educacionais devem ser usadas ou desenvolvidas no sentido de contribuir para alcançar os objetivos declarados; quais experiências de aprendizagem são convenientes implementar para promover o envolvimento dos alunos e seu senso de aprendizagem; quais sistemas de avaliação são necessários para explicar o aprendizado alcançado.

Palavras-chave : Mudança Educacional; Currículo; Desenvolvimento Educacional; Tecnologia Educacional; Avaliação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )