SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Innovation and teaching. From the “fashion” of innovation to the transformation of teaching practiceThe act of being teacher in continuing construction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

BIESTA, Gert. O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.21-29. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29749.

Nas sociedades contemporâneas existem muitas expectativas sobre o que as escolas devem fazer. Estas incluem a instrumentalização de crianças e jovens para o mundo do trabalho, a sua transformação em cidadãos democráticos ou a criação de uma sociedade coesa e inclusiva. O que une essas expectativas é que elas se aproximam da escola como uma espécie de instrumento para resolver problemas da sociedade. A escola é tratada como tendo uma função para a sociedade e, portanto, como uma instituição que deve ser funcional e útil para ela. O perigo dessa maneira de pensar é que outras questões - como o que a escola deve cuidar ou proteger - desaparecem facilmente do campo de visão. Neste artigo, explora-se como se pode responder à pergunta sobre qual é a “tarefa” especial e exclusiva da escola, argumentando que esta não deve ser vista apenas como tendo uma função para a sociedade, mas também como tendo um dever importante de resistir às demandas que a sociedade deseja que sejam atendidas.

Keywords : Educação; Resistência; Qualificação; Socialização; Subjetivação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )