SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Innovación y enseñanza. De la “moda” de inovar a la transformación de la práctica docenteEl ser professor en continua construcción índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

BIESTA, Gert. O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.21-29. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29749.

Nas sociedades contemporâneas existem muitas expectativas sobre o que as escolas devem fazer. Estas incluem a instrumentalização de crianças e jovens para o mundo do trabalho, a sua transformação em cidadãos democráticos ou a criação de uma sociedade coesa e inclusiva. O que une essas expectativas é que elas se aproximam da escola como uma espécie de instrumento para resolver problemas da sociedade. A escola é tratada como tendo uma função para a sociedade e, portanto, como uma instituição que deve ser funcional e útil para ela. O perigo dessa maneira de pensar é que outras questões - como o que a escola deve cuidar ou proteger - desaparecem facilmente do campo de visão. Neste artigo, explora-se como se pode responder à pergunta sobre qual é a “tarefa” especial e exclusiva da escola, argumentando que esta não deve ser vista apenas como tendo uma função para a sociedade, mas também como tendo um dever importante de resistir às demandas que a sociedade deseja que sejam atendidas.

Palabras clave : Educação; Resistência; Qualificação; Socialização; Subjetivação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )