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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

BIESTA, Gert. O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.21-29. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29749.

Nas sociedades contemporâneas existem muitas expectativas sobre o que as escolas devem fazer. Estas incluem a instrumentalização de crianças e jovens para o mundo do trabalho, a sua transformação em cidadãos democráticos ou a criação de uma sociedade coesa e inclusiva. O que une essas expectativas é que elas se aproximam da escola como uma espécie de instrumento para resolver problemas da sociedade. A escola é tratada como tendo uma função para a sociedade e, portanto, como uma instituição que deve ser funcional e útil para ela. O perigo dessa maneira de pensar é que outras questões - como o que a escola deve cuidar ou proteger - desaparecem facilmente do campo de visão. Neste artigo, explora-se como se pode responder à pergunta sobre qual é a “tarefa” especial e exclusiva da escola, argumentando que esta não deve ser vista apenas como tendo uma função para a sociedade, mas também como tendo um dever importante de resistir às demandas que a sociedade deseja que sejam atendidas.

Palavras-chave : Educação; Resistência; Qualificação; Socialização; Subjetivação.

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