SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1The duty to resist: on schools, teachers and societyTeaching in Higher Education and the constitution of professorality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

ANTUNES, Denise Dalpiaz  and  PLASZEWSKI, Helenara. O ser professor em contínua construção. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.30-40. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29782.

O texto objetiva contribuir com algumas reflexões acerca da formação contínua de professores, além da formação inicial, na proposta paradigmática de educação continuada ao longo da vida pessoal do docente. Apresenta construtos teóricos que apontam para as possibilidades de autoformação em busca do autoconhecimento, dos profissionais que constituem a base da formação humana de outros seres humanos. Além disso, o artigo apresenta um modelo de educação continuada considerado eficiente pela abordagem de necessidade de atualização de formação, baseado em oficinas pedagógicas, com trabalho cooperativo entre os pares. Uma proposta de governo que, muito embora não tenha se constituído como possibilidade de política pública de formação de professores, no Brasil, acaba por ressaltar a falta de incentivos e de consciência social pela profissão do Ser Professor. Além de apontar a possiblidade de renovadas práticas educativas a partir de formações no locus escolar, conforme o destaque da grande maioria dos professores participantes.

Keywords : Formação Continuada; Educação Contínua; Profissão Docente; Pnem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )