SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1El deber de resistir: sobre escuelas, maestros y sociedadLa docencia en la Educación Superior y la constitucion de la profesoralidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

ANTUNES, Denise Dalpiaz  y  PLASZEWSKI, Helenara. O ser professor em contínua construção. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.30-40. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29782.

O texto objetiva contribuir com algumas reflexões acerca da formação contínua de professores, além da formação inicial, na proposta paradigmática de educação continuada ao longo da vida pessoal do docente. Apresenta construtos teóricos que apontam para as possibilidades de autoformação em busca do autoconhecimento, dos profissionais que constituem a base da formação humana de outros seres humanos. Além disso, o artigo apresenta um modelo de educação continuada considerado eficiente pela abordagem de necessidade de atualização de formação, baseado em oficinas pedagógicas, com trabalho cooperativo entre os pares. Uma proposta de governo que, muito embora não tenha se constituído como possibilidade de política pública de formação de professores, no Brasil, acaba por ressaltar a falta de incentivos e de consciência social pela profissão do Ser Professor. Além de apontar a possiblidade de renovadas práticas educativas a partir de formações no locus escolar, conforme o destaque da grande maioria dos professores participantes.

Palabras clave : Formação Continuada; Educação Contínua; Profissão Docente; Pnem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )