SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedadeA docência na Educação Superior e a constituição da professoralidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

ANTUNES, Denise Dalpiaz  e  PLASZEWSKI, Helenara. O ser professor em contínua construção. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.30-40. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29782.

O texto objetiva contribuir com algumas reflexões acerca da formação contínua de professores, além da formação inicial, na proposta paradigmática de educação continuada ao longo da vida pessoal do docente. Apresenta construtos teóricos que apontam para as possibilidades de autoformação em busca do autoconhecimento, dos profissionais que constituem a base da formação humana de outros seres humanos. Além disso, o artigo apresenta um modelo de educação continuada considerado eficiente pela abordagem de necessidade de atualização de formação, baseado em oficinas pedagógicas, com trabalho cooperativo entre os pares. Uma proposta de governo que, muito embora não tenha se constituído como possibilidade de política pública de formação de professores, no Brasil, acaba por ressaltar a falta de incentivos e de consciência social pela profissão do Ser Professor. Além de apontar a possiblidade de renovadas práticas educativas a partir de formações no locus escolar, conforme o destaque da grande maioria dos professores participantes.

Palavras-chave : Formação Continuada; Educação Contínua; Profissão Docente; Pnem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )