SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1The integrity of being as a way for the constitution of the teacher as a subjectTeachers’ professional development in contemporaneity: transformative implications for being and doing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

COSSIO, Maria de Fátima. A nova gestão pública: alguns impactos nas políticas educacionais e na formação de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.66-73. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29528.

Este artigo visa a analisar o contexto em que emergem as políticas educacionais, sobretudo aquelas voltadas à formação de professores. Defende-se a tese de que as reformas educacionais dos últimos anos, asseveradas recentemente, fazem parte das transformações do papel do Estado, em que se situa a Nova Gestão Pública (NGP) e o atual modelo de globalização neoliberal. Com vistas à modernização da gestão pública, superando a administração burocrática, considerada ineficiente, a NGP implica, entre outros fatores, introduzir na máquina pública princípios e práticas do setor privado (gerencialismo). Ao mesmo tempo em que propõe as parcerias com outros setores/entes para a execução de ações antes exclusivas do Estado (governança). O argumento é que o Estado, entendido como monolítico e centralizado, também não atende aos desafios da sociedade. Esse cenário se torna adequado à nova privatização na/da educação (princípios privados no setor público) em todos os níveis e etapas da educação.

Keywords : Nova Gestão Pública; Governança; Políticas e Ducacionais; Formação de Professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )