SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1A inteireza do ser como caminho para a constituição do sujeito professorO desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade: implicações transformadoras para o ser e para o fazer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

COSSIO, Maria de Fátima. A nova gestão pública: alguns impactos nas políticas educacionais e na formação de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.66-73. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29528.

Este artigo visa a analisar o contexto em que emergem as políticas educacionais, sobretudo aquelas voltadas à formação de professores. Defende-se a tese de que as reformas educacionais dos últimos anos, asseveradas recentemente, fazem parte das transformações do papel do Estado, em que se situa a Nova Gestão Pública (NGP) e o atual modelo de globalização neoliberal. Com vistas à modernização da gestão pública, superando a administração burocrática, considerada ineficiente, a NGP implica, entre outros fatores, introduzir na máquina pública princípios e práticas do setor privado (gerencialismo). Ao mesmo tempo em que propõe as parcerias com outros setores/entes para a execução de ações antes exclusivas do Estado (governança). O argumento é que o Estado, entendido como monolítico e centralizado, também não atende aos desafios da sociedade. Esse cenário se torna adequado à nova privatização na/da educação (princípios privados no setor público) em todos os níveis e etapas da educação.

Palavras-chave : Nova Gestão Pública; Governança; Políticas e Ducacionais; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )