SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1The new public management: some impacts on educational policy and teacher trainingPositive psychoeducational interventions to promote resilience: the educator as a developmental tutor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

SANTOS, Bettina Steren dos; SPAGNOLO, Carla  and  STOBAUS, Claus Dieter. O desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade: implicações transformadoras para o ser e para o fazer. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.74-82. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29721.

Este estudo apresenta um diálogo teórico acerca do desenvolvimento profissional docente e de suas implicações para a aprendizagem dos professores em uma perspectiva integrada entre os binômios pessoa/profissional e teoria/ prática. Tem como objetivo refletir sobre os distintos aspectos que compõem o desenvolvimento profissional e sobre as possibilidades de transformação para a qualidade na formação contínua dos professores. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, a partir das discussões entre os autores embasadas nas leituras dos distintos materiais. Conclui que a formação continuada de professores precisa ser repensada e desenvolvida levando em conta as bases que fundamentam as ações das instituições de ensino. O desenvolvimento profissional, por esse viés, assume papel importante na constituição de espaços que proporcionam a escuta ativa, o entendimento do outro e a percepção da complexidade enquanto compreensão do todo, a partir das necessidades individuais e coletivas.

Keywords : Desenvolvimento Profissional; Docência; Pessoa; Profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )