SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1A nova gestão pública: alguns impactos nas políticas educacionais e na formação de professoresIntervenções psicoeducacionais positivas para promoção de resiliência: o profissional da educação como tutor de desenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SANTOS, Bettina Steren dos; SPAGNOLO, Carla  e  STOBAUS, Claus Dieter. O desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade: implicações transformadoras para o ser e para o fazer. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.74-82. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29721.

Este estudo apresenta um diálogo teórico acerca do desenvolvimento profissional docente e de suas implicações para a aprendizagem dos professores em uma perspectiva integrada entre os binômios pessoa/profissional e teoria/ prática. Tem como objetivo refletir sobre os distintos aspectos que compõem o desenvolvimento profissional e sobre as possibilidades de transformação para a qualidade na formação contínua dos professores. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, a partir das discussões entre os autores embasadas nas leituras dos distintos materiais. Conclui que a formação continuada de professores precisa ser repensada e desenvolvida levando em conta as bases que fundamentam as ações das instituições de ensino. O desenvolvimento profissional, por esse viés, assume papel importante na constituição de espaços que proporcionam a escuta ativa, o entendimento do outro e a percepção da complexidade enquanto compreensão do todo, a partir das necessidades individuais e coletivas.

Palavras-chave : Desenvolvimento Profissional; Docência; Pessoa; Profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )