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Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

YUNES, Maria Angela Mattar; FERNANDES, Grazielli  y  WESCHENFELDER, Gelson Vanderlei. Intervenções psicoeducacionais positivas para promoção de resiliência: o profissional da educação como tutor de desenvolvimento. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.83-92. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29766.

O presente artigo pretende contribuir com reflexões acerca do papel dos educadores em iniciativas de intervenções psicoeducacionais positivas nas situações caracterizadas por riscos psicossociais. Para tanto, apresenta-se o conceito de intervenções positivas, balizado por pressupostos da Psicologia Positiva e pelo fenômeno de resiliência. Argumenta-se que o olhar apreciativo e otimista do profissional educador em contextos de vulnerabilidade requer práticas de bons tratos e de tutoria de resiliência que configuram padrões de relações profissionais respeitosas e solidárias. Estas podem ser preventivas de ambientes socialmente tóxicos e auxiliar na proteção e prevenção das inúmeras ameaças ao desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e de suas famílias. São apresentados dois exemplos de práticas de intervenção positiva no contexto escolar e seus respectivos resultados.

Palabras clave : Intervenções Psicoeducacionais; Resiliência; Psicologia Positiva.

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