SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1O desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade: implicações transformadoras para o ser e para o fazerConvivência acadêmica e formação humana: dimensões de socialização no Ensino Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

YUNES, Maria Angela Mattar; FERNANDES, Grazielli  e  WESCHENFELDER, Gelson Vanderlei. Intervenções psicoeducacionais positivas para promoção de resiliência: o profissional da educação como tutor de desenvolvimento. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.83-92. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29766.

O presente artigo pretende contribuir com reflexões acerca do papel dos educadores em iniciativas de intervenções psicoeducacionais positivas nas situações caracterizadas por riscos psicossociais. Para tanto, apresenta-se o conceito de intervenções positivas, balizado por pressupostos da Psicologia Positiva e pelo fenômeno de resiliência. Argumenta-se que o olhar apreciativo e otimista do profissional educador em contextos de vulnerabilidade requer práticas de bons tratos e de tutoria de resiliência que configuram padrões de relações profissionais respeitosas e solidárias. Estas podem ser preventivas de ambientes socialmente tóxicos e auxiliar na proteção e prevenção das inúmeras ameaças ao desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e de suas famílias. São apresentados dois exemplos de práticas de intervenção positiva no contexto escolar e seus respectivos resultados.

Palavras-chave : Intervenções Psicoeducacionais; Resiliência; Psicologia Positiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )