SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Convivencia académica y formación humana: dimensiones de socialización en la Enseñanza SuperiorAmpliación de la jornada escolar y deber de casa: denuncias cruzadas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SARMENTO, Thais Ferrugem  y  MENDES, Jussara Maria Rosa. Trabalho e sofrimento: a extinção de cargos na universidade pública. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.104-112. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.26209.

Este artigo analisa os efeitos das transformações estruturais ocorridas nas universidades públicas federais e suas repercussões na saúde e no trabalho dos servidores ocupantes de cargos em extinção em uma universidade federal do sul do país. Para empreender esta análise, deu-se ênfase à abordagem qualitativa, à revisão do estado da arte sobre o tema e à realização de entrevistas semiestruturadas com a gestão superior da universidade, com a representação sindical e com nove servidores ativos ocupantes de cargos em processo de extinção. Os resultados evidenciam que as trajetórias desses servidores estão marcadas pelo sofrimento, pela discriminação e pela falta de alternativas para inserção no mercado de trabalho. As estratégias por eles empregadas para o enfrentamento das dificuldades em seu quotidiano de trabalho na universidade têm efeitos meramente paliativos, não sendo capazes de modificar a realidade em que se encontram. Tornam-se reféns e invisíveis, o que contribui para a produção do sofrimento e do adoecimento no trabalho.

Palabras clave : Saúde; Trabalho; Universidade Pública; Extinção de Cargos; Sofrimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )