SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue1Work and suffering: the endangerment of positions at the public universitySociology in High School: institutionalization of the discipline and scientific results about the topic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

RESENDE, Tânia de Freitas. Ampliação da jornada escolar e dever de casa: denúncias cruzadas. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.113-122. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.27605.

Muitos programas de ampliação da jornada escolar no ensino fundamental têm sido desenvolvidos, no Brasil, no formato conhecido como turno e contraturno. Nesse cenário, diversas polêmicas surgiram a respeito dos deveres de casa. Tais polêmicas expressam desafios mais amplos relativos à implementação dos programas e à própria realização desses deveres na tradição escolar. Assim, as questões relativas ao dever de casa “denunciam” desafios inerentes ao modo como a escola de tempo integral tem sido implementada; e a implantação dos programas de tempo integral acaba por “denunciar” desafios relativos ao dever de casa, que antecedem as políticas de ampliação da jornada. O objetivo do artigo é analisar essas “denúncias cruzadas”, utilizando dados recolhidos em atividades de extensão universitária e de pesquisa desenvolvidas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Keywords : Escola de Tempo Integral; Dever de Casa; Turno e Contraturno.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )