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Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

RESENDE, Tânia de Freitas. Ampliação da jornada escolar e dever de casa: denúncias cruzadas. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.113-122. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.27605.

Muitos programas de ampliação da jornada escolar no ensino fundamental têm sido desenvolvidos, no Brasil, no formato conhecido como turno e contraturno. Nesse cenário, diversas polêmicas surgiram a respeito dos deveres de casa. Tais polêmicas expressam desafios mais amplos relativos à implementação dos programas e à própria realização desses deveres na tradição escolar. Assim, as questões relativas ao dever de casa “denunciam” desafios inerentes ao modo como a escola de tempo integral tem sido implementada; e a implantação dos programas de tempo integral acaba por “denunciar” desafios relativos ao dever de casa, que antecedem as políticas de ampliação da jornada. O objetivo do artigo é analisar essas “denúncias cruzadas”, utilizando dados recolhidos em atividades de extensão universitária e de pesquisa desenvolvidas na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Palabras clave : Escola de Tempo Integral; Dever de Casa; Turno e Contraturno.

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