Educação
Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582
Abstract
LEITE, Kelen Christina; MARTINS, Marcos Francisco; CORROCHANO, Maria Carla and SILVA, Carolina Modena da. Sociologia no Ensino Médio: institucionalização da disciplina e produção científica sobre o tema. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.123-134. ISSN 1981-2582. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.25548.
Este artigo teve por objetivo assinalar o processo de institucionalização da Sociologia no ensino médio brasileiro, marcada pela intermitência entre obrigatoriedade, facultatividade e completa ausência da disciplina nas escolas. Para tanto se fez um rápido histórico da Sociologia no ensino médio, discutiu-se os desafios postos à área da Sociologia e das Ciências Sociais no que tange ao ensino da disciplina. Buscou-se, ainda, mapear a produção acadêmica acerca da Sociologia no ensino médio a partir das publicações de trabalhos apresentados nos Congressos da ANPOCS (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais), da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e da SBS (Sociedade Brasileira de Sociologia). Conclui-se que os desafios postos para o campo são inúmeros, dentre eles destacam-se: a discussão sobre os cursos de graduação e a relação entre bacharelado e licenciatura; a questão do currículo da disciplina; materiais didáticos; poucas horas aula no ensino médio e a necessidade de consolidação de uma área de pesquisa específica sobre ensino de sociologia não apenas em Programas de Educação, mas, sobretudo nos Programas de Sociologia e/ou Ciências Sociais.
Keywords : Sociologia; Ensino de Sociologia; Ensino Médio.