SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1A educação e a tarefa de formação da cultura, da solidariedade e da personalidadeParceria entre universidade e escola básica: formando uma comunidade de prática? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

DALBOSCO, Cláudio Almir; SANTA, Fernando Dala  e  BARONI, Vivian. A hermenêutica enquanto diálogo vivo: contribuições para o campo da pesquisa educacional. Educação. Porto Alegre [online]. 2018, vol.41, n.1, pp.145-153. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.24967.

Enquanto fenômeno que ocorre no fluxo constante da cultura, a educação incorpora e ao mesmo tempo transforma aspectos essenciais de uma dimensão sociocultural mais ampla, não podendo restringir-se a abordagens que ignorem o caráter contextual da experiência humana. Nessa perspectiva, a hermenêutica traz contribuições importantes para a pesquisa educacional, pois permite a inserção ontológica do pesquisador no contexto analisado, orientando-o a partir de uma conduta pautada na racionalidade própria do fenômeno que se estabelece como objeto da pesquisa. No presente ensaio, procurou-se problematizar os desafios enfrentados pela pesquisa em educação, buscando evidenciar os aportes oferecidos pela hermenêutica como diálogo vivo, centrado na dinâmica da pergunta como núcleo fundante da experiência humana. Intentou-se ainda reiterar a importância do diálogo crítico com a tradição, enquanto estudo dos clássicos, na sua condição de instância imprescindível de um processo intelectual que permita às pesquisas educacionais transcenderem o dogmatismo inerente ao horizonte das pré-compreensões.

Palavras-chave : Pesquisa Educacional; Hermenêutica; Diálogo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )